terça-feira, 10 de julho de 2012

Percurso turístico-cultural com deslocação ao Pico do Arieiro, Ribeiro Frio e Balcões (Floresta Laurissilva), Machico e visita à Casa das Bordadeiras de Machico

Floresta Laurissilva e Parque Natural da Madeira - http://www.pnm.pt/





A floresta natural da Madeira (a Laurissilva) ocupa mais de 20% da superfície da ilha, situando-se entre os 300 e os 1300 metros, e esta é a maior concentração de Laurissilva do mundo, sendo conhecida como uma das melhor preservadas.

As suas origens remontam à era terciária altura em que a floresta Laurissilva cobria uma vasta área mediterrânea. Actualmente, encontra-se limitada à região biogeográfica da Macaronésia, que engloba os arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

A palavra Laurissilva vem do latim 'silva', que significa floresta, e de 'Laurus' (lauraceae), família das espécies arbóreas que habitam esta floresta.

Hoje em dia, a Laurissilva é considerada Património Mundial da UNESCO, e é o tipo de floresta onde as espécies animais e vegetais coabitam, dependendo uma da outra e do meio que as rodeia. Aqui encontra as quatro Lauráceas: a Ocotea foetens (Til), Laurus azorica (Louro), Persea indica (Vinhático) e Apollonias barbujana (Barbusano).

Os alunos visitaram o parque florestal do Ribeiro Frio, que é conhecido pelos belos jardins e percursos pedestres e pelos encantadores viveiros de trutas. Está rodeado duma grande variedade de plantas nativas e árvores altíssimas que cobrem as montanhas em volta, aqui encontrámo-nos nas profundezas da floresta Laurissilva. Aproveitaram também para fazerem o percurso pedestre Ribeiro frio- Balcões.

Sem comentários:

Enviar um comentário